Manter as unhas bonitas vai muito além de apenas esmaltar. Alguns hábitos do dia a dia podem prejudicar muito a saúde delas. Para você eliminar de vez esses hábitos, listamos os que mais prejudicam. Vem ver.
-Roer as unhas
Não é difícil encontrar por ai alguém com as unhas roídas. Esse hábito, além de deixar uma aparência não muito agradável e até baixar a autoestima, enfraquece as unhas, pode causar infecções e até a perda da unha.
-Não usar base antes do esmalte
A base serve como uma proteção da unha antes da esmaltação, evitando que o esmalte entre em contato direto com a unha. Além disso, existem bases com ativos que ajudam no fortalecimento e hidratação.
-Usar acetona para remover esmalte
Mas, como???? Pois é! A acetona é uma das vilãs da unha saudável, pois desidrata muito. Opte por usar removedores sem acetona e, após o uso, hidrate as mãos, unhas e cutículas.
-Usar materiais não esterilizados para fazer as unhas
Usar instrumentos mal higienizados é porta de entrada para doenças como micose e hepatite.
-Não deixar a unha um tempo sem esmalte
Sim, sua unha precisa respirar e para isso é necessário deixá-las um pouco sem esmalte para evitar enfraquecimento. Por isso, uns dias antes de ir à manicure, retire o esmalte.
-Ter contato direto com produtos de limpeza
Use luva na hora da faxina, pois o contato direto das unhas com detergentes, limpadores, água sanitária, entre outros, pode ser prejudicial devido aos agentes químicos.
-Arrancar o esmalte com os dentes ou unhas
Esse hábito deixa as unhas vulneráveis, pois retira uma espécie de camada de proteção, podendo ocorrer descamação, opacidade e contaminações. Cuidado!